quarta-feira, 24 de outubro de 2012

OU A HUMANIDADE SE ESPIRITUALIZA OU VAI PRO BURACO ( I )


Caros leitores, meus nobres! Leiam... Mas leiam com atenção! Será que é pedir demais? Será que podemos viver em paz com o mundo? Bem isso pode ser uma súplica, aliás, é uma súplica! Entendam como quiserem. Mas por favor, leiam essas palavras, ou melhor, ouçam a música implícita nessas palavras. Quero que todos sintam cada acorde, cada intervalo, com o coração.
Percebam o mundo a sua volta e respirem, tirem de dentro o pensamento mais profundo e reflitam: é isso mesmo que vocês querem? É isso que vocês sonharam quando eram crianças? Aposto que não! Mas não se culpem, assumam a responsabilidade. Afinal, quem criou esse monstro fomos nós e agora depende de nós virarmos esse jogo. Isso mesmo! Depende de nós! Vamos parar com esse negócio de lavar as mãos e ficar botando a culpa em tudo! Em tempo: o mal quer ver o ódio estampado em nossa face, estamos fazendo o jogo deles, dos corruptos. Estamos reclamando a toa sem agir. Podemos agir de várias formas.
Podemos cuidar melhor do ser humano, começando por nós mesmos! Como? Isso mesmo! Acordar cedo é uma boa forma de agir, tudo bem, tem gente que trabalha a noite, é necessário repouso, mas não deixem de aproveitar o dia. Esse espetáculo! Sintam o calor do sol, quando ele não aparecer, sintam a energia do dia. Façam suas orações diariamente, não se deixem levar pelo corre-corre da vida, estou parecendo um violino de uma corda só, mas insisto nesse tema: Vivam! Sigam os preceitos do dia! Cumprimentem todos os olhares que te encontram na rua, todo olhar exige a troca, ele te percebe e cada ser deve ter um sentimento de cumplicidade com o semelhante. Um bom dia basta... isso é difícil? Não!  É simples! É gratuito!
Atenção com a alimentação: pra que tanto agrotóxico? Pra que tanta química? Pra que tanta gordura? Pra que tanta fritura? Sei que não é fácil encontrar bons produtos em supermercados etc. e tal, mas perto sempre tem uma feira, vocês podem fazer comida simples, saudável e barata com frutas e legumes. Boa alimentação é tratar com respeito o corpo e vocês são o que vocês comem: corpo são, mente sã, isso é tão antigo como chover, mas é uma realidade que nunca envelhece. É também um ato divino. Aliás, sempre antes e depois de comer, agradeçam a Deus pelo alimento, agradeçam aos trabalhadores que contribuíram na fabricação dos pratos, dos copos e talheres que estão ao redor da sua mesa, agradeçam!  Pode ser intimamente, não precisam sair por aí espalhando crenças, respeitem o próximo! Todos nós temos o dever de irradiar nossa melhor luz, façam isso, espalhem por aí a magia, a bondade como filosofia, mas lembrem-se: tentar convencer o outro é uma falta de respeito, é necessário respeito pelas diferenças de religiões, crenças e costumes, optar sempre pela não-agressão, é necessária uma ilimitada compreensão.
Deparamos-nos sempre com pessoas que acham que não tem nada, tem sim! Deus deu sete inteligências (ou mais) pro ser humano explorar e não explora, fica sempre adiando uma mudança de vida... Mude! Agora! É sempre a melhor hora! Seja qual for à idade a vida é maravilhosa e pede o nosso melhor aproveitamento. Como fazer? Se organizar é uma: uma coisa leva a outra e por aí vai... Atitudes como arrumar a casa, lavar a louça, limpar seu ambiente de trabalho é um bom começo, te dá um sentido de controle, de arrumação, de respeito á pequenas coisas, reflete em atenção e sentimento de gratidão. Desenvolva esse sentimento pelos seus mestres até aos que te fizeram sofrer. Lembrem-se: todos eles contribuíram e vão contribuir ao amadurecimento de cada um de vocês. Todos eles contribuíram ao aprendizado, á construção do ser, ao grande e precioso momento: AGORA!
Bem, esse papo vai longe vou dividir por capítulos, como diz meu mestre Sapopemba: já falei demais pro meu tamanho (rsrs) até já meus nobres!






4 comentários:

Ananda disse...

Realmente ninguém está contente com o mundo atual, mas quem realmente se move para fazer algo por ele?
Concordo que um bom ponto de partida seria cuidar de nós mesmos. Tudo bem que é complicado planejar e mais ainda gerir nossa própria vida, mas tudo é uma questão de tentar, de começar. "Insanidade é repetir as mesmas ações e esperar resultados diferentes". Pessoas que tentam ser alguém melhor a cada dia, consequentemente tornam o mundo melhor.
Há também quem se dedica muito a ajudar o próximo, a fazer a diferença, mas acaba esquecendo-se de cuidar de si, simplesmente se dedica a todos e a tudo, o que não me parece tão justo. Amar ao próximo como a si mesmo não faz sentido se você não se ama primeiro.
Parabéns pela mensagem. Aguardarei ansiosa pelos próximos capítulos.
Tenho uma crítica pessoal a fazer, farei pessoalmente... rs
Beijo!

Jade Goulart disse...

Esse texto me fez lembrar nossa ultima conversa pelo telefone...MUDE, ta esperando o q? você mesmo afirma, vamos comer mais frutas? ir em parques? acordar mais cedo?...amar?
...vim ler seu blog...hehehe, to gostando, vamos tentar praticar pelos menos 5 coisas que vocÊ disse?... vou me alimentar melhor, acordar mais cedo, sorrir mais, vou andar mais de bike de preferência contigo pra pegar mais sol...e vou mudar algumas coisas na minha rotina! hehehe
Beijo amigo querido
Jade Goulart :)

Anônimo disse...

Linda reflexao! Realmente o sentido da vida se encontra nas coisas mais simples, que nos enche o coraçao e nos completa em alma. Ja dizia Chico Xavier: "tudo o que nao nos é necessario, se transforma em angustia e depressao". Acredito que o homem está em busca de seu equilibrio sim, talvez caminhando devagar, mas nao deixando de caminhar. Seculos atras, eramos dominados pela religiao, com seus dogmas e pela fé cega, conhecido como seculos de trevas. Despois a ciencia veio explicar o que a religiao nao conseguia. E era o homem no centro de tudo. Agora o homem caminha para um equilibrio, onde a espititualidade e a ciencia possam andar juntas, e se complementarem, onde a moral se une com a inteletualidade. Cada um fazendo sua parte seja por meio de um blog, seja um "bom dia na esquina", seja um agradecimento pelo ceu azul. É o despertar de cada um de nós, sem cobranças e respoensabilidades a mais do que podemos encarar, mas atento a todos os sinais que a vida nos dá. Porque cada um tem seu tempo, por nossas açoes hj desenhamos nosso futuro, sempre aberto para um novo fim. Cada um tem seu livre- arbitrio para experimentar e viver o que é necessario viver.
Parabens pelo blog, muito talentoso e iluminado!
beijos
Patricia

Unknown disse...

Que bom que existem corações como o seu, luz como a sua nesse mundo de ilusões!! É preciso coragem para se falar a verdade e humildade para aceitar as diferenças. Esperei o capitulo II rs pois este assunto abrange muitos aspectos, vistos por diversos olhares. Sobretudo o que mais me chama a atenção é que o "AMOR" e a "ESPERANÇA" continuam sendo o caminho mais curto para se chegar a paz espiritual e o aconchego de Deus!! Cada ser é unico, cada ser tem suas qualidades e suas falhas, mas todos estamos em busca da felicidade plena e do aprender. Cada qual na sua luta, seja ele enfermo ou sadio, seja ele rico, ou pobre, seja ele adulto ou criança, todos seguem sua trajetoria. Neste caminho a maior dificuldade são as adversidades, quantas vezes pensamos em desistir? Mas temos que entender que se continuarmos "em baixo da mesa" nos omitindo, nos magoando, seguiremos na dor e no sofrimento, mas quando cuidarmos do nossos sentimentos, quando cuidarmos das pessoas e do mundo em que vivemos com amor e dedicação, ainda que tenhamos adversidades, saberemos que tudo faz parte da nossa evolução, para sermos pessoas melhores, almas melhores a caminho de Deus! Pois só o criador pode consertar a sua criatura! Um beijo anjo!

Vania Araujo